7 motivos para se inscrever em programas de trainees

Ter uma carreira bem-sucedida é a meta de muitos recém-formados. Ser trainee é uma excelente maneira de alcançar esse objetivo.

Os programas de trainees são o caminho mais rápido para conseguir ocupar um cargo de liderança em uma grande empresa, obtendo um excelente salário poucos anos após a formação. Continue lendo para saber mais sobre as vantagens que tais programas oferecem.

O que são programas de trainees?

Os programas de trainees buscam jovens com potencial para se desenvolver dentro de uma empresa e ocupar cargos de liderança no futuro. Com duração de um a dois anos, neles os participantes serão constantemente treinados e orientados para se tornar profissionais totalmente qualificados e trabalhar em cargos estratégicos na companhia.

As grandes organizações vêm cada vez mais investindo nesses programas, pois a captação, formação e retenção de talentos garante profissionais qualificados à empresa, “moldados” de acordo com o espírito da companhia e preparados para superar os desafios do ambiente organizacional.

Quem pode participar de programas de trainees?

Os programas de trainee buscam selecionar jovens que vão concluir o ensino superior em até dois anos ou que o tenham concluído há no máximo dois anos.

Para garantir a vaga, no entanto, o profissional recém-formado precisa enfrentar um processo seletivo bastante concorrido. As fases do processo variam conforme a empresa, mas geralmente são as seguintes.

Inscrição online

Nessa fase será avaliado o perfil do candidato, observando se ele possui os requisitos necessários para o cargo (um bom currículo, fluência em língua estrangeira, cursos realizados etc).

Testes online

São realizados testes de português e inglês, onde o candidato precisa demonstrar fluência em inglês e domínio total da língua portuguesa. Em algumas seleções também são aplicados testes de raciocínio lógico.

Entrevista com RH

Se o candidato for aprovado nos testes online, pode ser chamado para uma entrevista com a área de Recursos Humanos.

Dinâmicas de grupo

Uma das fases mais importantes, onde são observadas a capacidade de trabalho em equipe, personalidade, comunicação e criatividade.

Painel de negócios

Etapa com simulações, geralmente com participação do diretor da companhia e do presidente, na qual o candidato precisa demonstrar suas habilidades profissionais encontrando soluções para os problemas apresentados.

Entrevista com diretores

Fase final, podendo acontecer como critério de desempate. Aqui será observado se o candidato está antenado com o espírito da companhia acerca das funções que vai exercer.

Como você pôde observar, para participar de uma seleção para um programa de trainee é preciso estar bem preparado. Proficiência em inglês, domínio total da língua portuguesa, proatividade, dinamismo, bom desempenho no curso de graduação, identificação com a cultura da companhia, disponibilidade para viagens e mudanças de localidade, interesse em desenvolver a carreira na empresa. Todas são habilidades e características desejadas pelas empresas.

7 motivos para se inscrever em programas de trainees

Confira agora os 7 principais motivos para investir nesses programas e começar sua carreira com o pé direito!

1. Treinamento

O trainee é um funcionário que está em processo de treinamento. O sistema de capacitação de um trainee é bem planejado e ele será acompanhado o tempo todo pelos gestores no desempenho de suas funções. Como parte do treinamento, ele também deve participar de cursos, workshops e palestras que acrescentarão conhecimentos necessários a seu trabalho. Ou seja, o participante de um programa de trainee vai ser constantemente treinado e desafiado, o que é muito bom para impulsionar sua carreira.

2. Ascensão profissional

Um trainee está se preparando para ser efetivado como funcionário da empresa. Portanto, empresas com programas de trainee têm planos de carreira para seus funcionários. A empresa seleciona colaboradores com alto potencial de retorno para esse cargo. Assim, está investindo tempo e dinheiro nesse jovem talento. Por isso, a contratação efetiva para um cargo de liderança é muito provável se o trainee demonstrar dedicação e vontade de aprender. Ao fim do programa, os trainees aprovados poderão se tornar funcionários da empresa em altos cargos de gestão, coordenação ou gerência.

3. Desenvolvimento pessoal e profissional

Os trainees passam por um processo que é conhecido como job rotation. Durante o programa, o profissional passa por diversos setores da empresa e compreende como todas elas funcionam. Trabalhando nas mais diversas áreas, há a oportunidade de desenvolver conhecimentos em todas as áreas e, ao final do processo, podem ver com qual dos setores mais se identificam para atuar.

4. Oportunidade de aprendizado com grandes nomes do mercado

Os gestores estão sempre dando atenção, dicas e críticas para os participantes dos programas de trainee — um feedback muito importante para o aprendizado. Além disso, devido à rotatividade dentro da empresa, o profissional consegue criar uma excelente rede de contatos e mostrar o seu trabalho para os melhores profissionais, aumentando a chance de boas recomendações no futuro.

5. Vínculo empregatício

O trainee é um empregado da empresa como qualquer outro, com registro em CLT, direito à remuneração, férias, 13º salário e FGTS. Um programa de trainee dura de um a dois anos, mas, ao final, o trainee (se aprovado) permanece na companhia como funcionário, já que o propósito do programa é justamente treiná-lo para ocupar um cargo dentro da empresa.

6. Boa remuneração

Os programas de trainees oferecem ótimos salários, entre 3 a 5 mil reais. Uma remuneração muito boa para um estudante de graduação ou recém-formado. Muitas vezes, a remuneração de um trainee dentro de uma companhia pode ser maior do que a de alguns profissionais já formados. Ao final do treinamento, caso aprovado, o funcionário passa de trainee a profissional júnior e o salário torna-se ainda maior.

7. Bons benefícios

Além do salário atrativo, as empresas também podem oferecer inúmeros benefícios, como assistência médica, assistência odontológica, vale-transporte ou estacionamento, vale-alimentação, apoio psicológico, cursos de idiomas, viagens e até mesmo academia. Os benefícios variam de acordo com a empresa, mas costumam ser sempre muito bons, já que a empresa está investindo naquele profissional.

Viu quantas vantagens os programas de trainees oferecem? Com certeza vale a pena participar das seleções! As empresas têm datas específicas para abertura dos processos de inscrição. Fique atento! Continue a visita em nosso blog e confira algumas dicas para ser aprovado em um programa de trainee.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here