Enem 2017 mobilizou estudantes de todo o Brasil em dois domingos

Relembre fatos e registros que marcaram as duas provas desta edição do exame no território nacional

Às 18 horas de ontem, 12, foi encerrada em todo o Brasil mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).

Pela primeira vez desde sua implementação, a prova foi dividida em dois domingos consecutivos – até o ano passado, aconteciam em um único final de semana (no sábado e no domingo).

De acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do exame, a mudança teve como resultado inicial uma queda no número de alunos eliminados no primeiro domingo.

Tema da redação foi formação educacional de surdos

O primeiro domingo do Enem 2017 ocorreu no dia 5, com um exame de 5 horas e 30 minutos de duração, sendo que os candidatos tiveram de ficar, ao menos, por duas horas no local de prova. Caso contrário, a avaliação seria zerada automaticamente.

Os conteúdos da primeira etapa foram das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Os candidatos também tiveram de fazer a redação.

O tema completo da dissertação da redação do Enem 2007 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Segundo domingo teve trigonometria e eletroquímica

Sem a redação, as provas do segundo domingo do Enem 2017 tiveram duração menor: 4 horas e 30 minutos.

Com conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza, as perguntas envolveram trigonometria, probabilidade, frações e cálculo de mediana; também genética, meio ambiente e poluição, eletroquímica, entre outros.

A divulgação do gabarito oficial está agendada para o dia 16 de novembro, uma quinta-feira. As questões da prova também estarão disponíveis para consulta no site do Inep a partir da mesma data.

Os resultados individuais dos inscritos serão divulgados em janeiro de 2018 e podem ser utilizados para acesso ao Sisu, Prouni, Fies e Pronatec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here